O stress é uma realidade do nosso dia a dia. Impõe-se no nosso funcionamento nos mais variados domínios da nossa vida e pode, nalguns casos, produzir efeitos bastante indesejáveis. Apesar da difusão social do stress, não é muito fácil termos um entendimento claro e unânime do que significa, como se manifesta e que efeitos produz.

Na Escola Competências de Vida, e no nosso grupo de investigação Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano, temos vindo a estudar este fenómeno, entendendo-o como resultado de uma INTERAÇÃO entre a pessoa e uma dada situação ou circunstância de vida. 

Mais concretamente, o stress resulta da exposição a um conjunto de fatores que alteram o padrão habitual de funcionamento da pessoa, podendo assumir um carácter mais ou menos positivo consoante a avaliação que a pessoa faz do fator em causa, possuindo estes fatores “potência” suficiente para produzir estados positivos ou negativos de funcionamento pessoal. 

COMPLICADO? ANALISEMOS POR PARTES!

A experiência de stress inicia-se com um determinado fator passível de quebrar o estado ótimo de funcionamento humano. Este fator pode ser mais ou menos fácil de identificar pela pessoa em stress. Por exemplo, fatores relacionados com as rotinas de vida da pessoa são mais fáceis de identificar, como, por exemplo, o excesso de trabalho, a realização de um teste na escola, um resultado clínico preocupante para a saúde, uma atividade de busca e salvamento nas forças de segurança, entre outras. Estes “stressores” podem ser de natureza aguda (localizados num determinado período de tempo) ou crónica (quando se alongam por períodos alargados de tempo). No entanto, também há fatores de stress cuja identificação é mais difícil de determinar, pois a pessoa sente-se mal e desconfortável com qualquer coisa que não consegue determinar no seu dia a dia. Muito frequentemente, a explicação para estes fatores de “stress internos” derivam do modo como cada pessoa funciona, como, por exemplo, uma tendência exacerbada para o perfecionismo, uma baixa tolerância à frustração e insucesso, objetivos de realização irrealistas e tendencialmente externos à pessoa, entre outros. Obviamente, esta divisão “externa” ou “interna” do “stressor” é mais “teórica” do que “prática”, pois existe uma interação entre ambas as dimensões e as duas ajudam a compreender o que se está a passar com a pessoa em causa. 

O segundo fator explicativo da experiência de stress é, em nosso entender, o aspeto crucial doentendimento deste fenómeno, designando-sepor avaliação cognitiva. A avaliação cognitiva compreende o significado pessoal que a pessoa atribuiu ao fator de stress, podendo entendê-lo de um modo mais positivo (i.e., como um desafio às suas capacidades) ou mais negativo (i.e., como uma ameaça às suas capacidades). Esta é a razão pela qual duas pessoas expostas à mesma situação de stress podem ter reações muito diversas.

Por falar em reações, estas são o terceiro elemento compreensivo do stress e são a razão pela qual as pessoas podem acabar por pedir ajuda de um profissional. De facto, o stress é passível de provocar reações psicológicas e emocionais (ex: desânimo, desespero, ansiedade, etc.), fisiológicas (ex: mal-estar físico, problemas gastrointestinais, aceleração de batimento cardíaco, perda ou aumento do apetite, etc.) e comportamentais (ex: cumprimento ou incumprimento das rotinas diárias, afastamento ou evitamento da situação, etc.).

Por último, o stress desencadeará, no final, um determinado estado de funcionamento, podendo ser mais adaptativo, caso a pessoa consiga lidar bem com o fator de stress (ajustamento positivo ao stressou menos adaptativo, caso a pessoa não consiga lidar bem com o fator de stress (ajustamento negativo ao stress).

Em suma, o stress inicia-se com um dado fator stressante, que pode ser avaliado mais negativamente ou positivamente pela pessoa, desencadeando um conjunto de reações mais ou menos favoráveis ao bem-estar da pessoa, resultando, no final, num estado de funcionamento que pode ser mais ou menos benéfico ao desenvolvimento humano.


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Autoria
Rui Gomes

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