De acordo com o Modelo da Eficácia da Comunicação (Gomes, 2019), a abordagem comunicacional positiva depende de uma crença otimista e de autodeterminação sobre o funcionamento humano (“Perfil ótimo de comunicação”). Esta abordagem recorre a comportamentos comunicacionais tendencialmente facilitadores da relação entre as partes, promovendo o alcance de objetivos potencialmente benéficos para os envolvidos no processo comunicacional.
A abordagem comunicacional negativa depende de uma crença pessimista e de controlo sobre o funcionamento humano (“Perfil deficitário de comunicação”). Esta abordagem utiliza comportamentos comunicacionais tendencialmente debilitadores da relação entre as partes, dificultando o alcance de objetivos potencialmente benéficos para os envolvidos no processo comunicacional.
A tendência para utilizar um determinado perfil de comportamentos comunicacionais origina as “assinaturas comunicacionais”, identificando modos habituais de uma pessoa responder, do ponto de vista comunicacional.
Quais são as principais características de um perfil comunicacional positivo?
É uma comunicação centrada….
1) No entusiasmo resultante do estabelecimento de uma relação, missão ou tarefa positivas e desafiadoras para ambas as partes;
2) Na promoção do desejo de sucesso e esforço contínuo na concretização das tarefas a realizar;
3) Nas indicações sobre aquilo que se pretende melhorar e que, desejavelmente, levará as partes para uma situação melhor do que a atual;
4) Na obtenção de informação sobre as ideias, expectativas e desejos da outra parte;
5) No reforço e reconhecimento das ações de uma das partes;
6) No restabelecimento da ordem e da calma quando o processo comunicacional fica descontrolado e agressivo;
7) Na obtenção de informação sobre as ideias, expectativas e desejos da outra parte, após o insucesso/mal-estar numa dada ação ou situação;
8) Na afirmação da perspetiva de uma das partes, efetuada assertivamente e respeitosamente relativamente à perspetiva da outra parte;
9) Nas indicações e correções positivas dos esforços realizados por uma das partes, ocorrendo após uma ação prévia, considerada deficitária para o processo comunicacional;
10) No apoio e incentivo a uma das partes, após o insucesso numa dada ação ou situação.
Quais são as principais características de um perfil comunicacional negativo?
É uma comunicação centrada….
1) No estabelecimento de uma relação, missão ou tarefa convenientes ou favoráveis para uma das partes;
2) Na ignorância ou limitação de expressão das ideias, expectativas e desejos da outra parte;
3) Nas indicações e correções negativas dos esforços realizados por uma das partes, ocorrendo após uma ação prévia, considerada deficitária;
4) Nas indicações negativas sobre aquilo que se pretende evitar que seja feito e que, indesejavelmente, limitam as ações de iniciativa própria de uma das partes;
5) No não reconhecimento ou desvalorização dos esforços ou bom desempenho de uma das partes;
6) Na demonstração de desagrado e irritação após comportamentos considerados inadequados de uma das partes.
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O Pro●Interagir é um programa de Promoção da eficácia da comunicação que visa treinar estilos de comunicação facilitadores do relacionamento interpessoal, nos mais variados contextos de vida. O treino comunicacional é baseado no Modelo da Eficácia da Comunicação, sendo a proposta que serve de base às atividades propostas.