No nosso dia a dia, estamos expostos a múltiplos “stressores” que podem alterar o nosso funcionamento, tanto no sentido positivo, como negativo. Por isso, estudar o stress é um tema fascinante e desafiante, uma vez que estamos perante um fenómeno de múltiplas manifestações e impactos sobre o funcionamento humano. Neste sentido, temos vindo a estudar este fenómeno no nosso grupo de investigação Adaptação, Rendimento e Desenvolvimento Humano, procurando retirar ilações para o desenvolvimento de programas de intervenção, implementados pela Escola Competências de Vida. Uma das questões que nos tem interessado é perceber a razão pela qual um determinado fator de stress ganha impacto (ou potencial) suficiente para gerar stress nas pessoas. Na nossa perspetiva, são cinco as razões que levam um stressor a alterar o funcionamento de cada um de nós.

1. Novidade

Por vezes, a situação torna-se stressante pois é algo de novo e diferente para nós, fazendo com que não tenhamos, à partida, preparadas boas estratégias para lidar com o que está a acontecer. Por exemplo, um estudante que nunca fez uma prova oral pode estar perante uma situação “stressante”, isto apesar de poder ter realizado dezenas de avaliações académicas anteriores.

2. Imprevisibilidade

Neste caso, o fator ganha potência stressante pelo facto de ocorrer em circunstâncias difíceis de determinar pela pessoa ou então num momento inesperado. Repare-se que não se trata da situação ser conhecida pela pessoa; trata-se antes do modo como ocorre. Voltando ao exemplo do estudante, poderíamos ter um professor que determinou que durante o ano letivo ocorreriam testes sobre a matéria dada, mas não revelaria em que momento exato iriam acontecer.

3. Complexidade

A complexidade pode tornar as situações particularmente stressantes, sendo óbvio que há tarefas de vida que exigem pouco de nós, enquanto outras são particularmente difíceis de executar. No caso do estudante, o problema pode estar na dificuldade das questões colocadas pelo professor no teste, o que implica um nível de desempenho excelente para se ter sucesso na disciplina.

4. Ambiguidade

A ambiguidade desencadeia stress pelo facto de não ser claro aquilo que pode suceder, ou seja, não existem critérios claros e objetivos sobre aquilo que é esperado que a pessoa faça. No caso do teste, existe sempre algum grau de subjetividade, nomeadamente sobre quais as respostas corretas para cada questão ou mesmo sobre que conteúdos exatos podem sair no teste.

5. Incerteza

Por último, a situação pode desencadear stress pelo facto de não permitir antecipar, com a razoabilidade possível, o impacto produzido no bem-estar da pessoa e o desfecho final da situação de stress. Este é o caso dos testes, onde, por melhor preparado que o aluno possa estar, não é possível antecipar, com certeza absoluta, qual o desfecho da realização do teste (i.e., que nota em concreto terá).

Estes são os cinco fatores que podem tornar as situações potencialmente stressantes. Obviamente, existem outros fatores passíveis de gerar stress, mas, em nossa opinião, estes são bastante “potentes” no exacerbar de reações de stress nas pessoas quando estão sujeitas a situações geradoras de tensão. E qual a razão de ser importante perceber estes cinco fatores?Basicamente pelo facto de nos permitir intervir sobre o modo como as situações de stress podem ser antecipadas e controladas pelas pessoas, diminuindo assim o potencial negativo sobre o funcionamento humano.


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Pro●Stress é um programa de Promoção da Gestão do Stress que visa treinar a capacidade das pessoas lidarem mais eficazmente com as situações de stress, nos mais variados contextos de vida. O treino de gestão de stress é baseado no Modelo Interativo de Adaptação ao Stress (Gomes, 2014).

O Pro●Stress é um desafio à oportunidade que todos possuímos de nos adaptarmos positivamente às exigências colocadas pelos nossos contextos de vida!


Autoria
Rui Gomes

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