Os processos de avaliação cognitiva representam um elemento chave na compreensão da adaptação ao stress. Ou seja, o modo como as pessoas avaliam e se confrontam com as exigências colocadas pela situação de stress pode fazer a diferença entre uma adaptação positiva ou negativa ao acontecimento stressante.
A avaliação cognitiva refere-se ao processo mediante o qual um indivíduo avalia, interpreta e julga o significado para o bem-estar pessoal daquilo que está a acontecer na relação pessoa-ambiente. A avaliação cognitiva da transação stressante realiza-se a dois níveis: avaliação primária e avaliação secundária.
Na avaliação primária a pessoa determina se o acontecimento é ou não importante para o bem-estar pessoal. Na avaliação secundária o indivíduo faz uma análise dos recursos e estratégias de coping (confronto) que julga possuir para lidar com a situação.
De acordo com o Modelo Interativo de Adaptação ao Stress (Gomes, 2014), a adaptação humana em situações de stress implica considerar a INTERAÇÃO entre a situação e a pessoa, ou seja, a capacidade das pessoas gerirem o stress depende das exigências (internas e externas) a que estão sujeitas e do modo como avaliam e reagem a essas exigências. Esta avaliação inclui, pelo menos, cinco fatores:
- Importância: Situação é avaliada pela pessoa como relevante, em termos dos seus valores, crenças e princípios de vida;
- Ameaça: Situação é avaliada pela pessoa como perturbadora e negativa para o seu bem-estar e funcionamento;
- Desafio: Situação é avaliada pela pessoa como estimulante e entusiasmante do ponto de vista pessoal;
- Potencial de confronto: Avaliação que a pessoa faz dos seus recursos e capacidades para lidar com as exigências da situação; e
- Controle: Avaliação que a pessoa faz sobre o seu poder de decisão e controle sobre a situação.
Este artigo baseou-se neste trabalho:
Gomes, A. R. (2014). Positive human functioning in stress situations: An interactive proposal. In A. R. Gomes, R. Resende, & A. Albuquerque (Eds.), Positive human functioning from a multidimensional perspective: Promoting stress adaptation (Vol. 1, pp. 165-194). Nova Science. ver mais
Este tema interessa-lhe?
Inscreva-se numa das nossas iniciativas sobre o tema a iniciar brevemente!
Consulte-nos ou mantenha-se informado sobre as nossas propostas de intervenção aqui!
O Pro●Stress é um programa de Promoção da Gestão do Stress que visa treinar a capacidade das pessoas lidarem mais eficazmente com as situações de stress, nos mais variados contextos de vida. O treino de gestão de stress é baseado no Modelo Interativo de Adaptação ao Stress (Gomes, 2014).
O Pro●Stress é um desafio à oportunidade que todos possuímos de nos adaptarmos positivamente às exigências colocadas pelos nossos contextos de vida!