Os pais são, geralmente, os primeiros influenciadores dos filhos para a prática desportiva e são estes que facilitam a continuação através do apoio material e financeiro, representando um fator chave no desenvolvimento dos atletas. Assim, os pais são fundamentais na vida dos atletas e o modo como se envolvem influencia a visão dos atletas acerca da sua atividade desportiva. Neste sentido, os progenitores podem ser responsáveis por uma visão positiva ou negativa do desporto, dependendo do tipo de envolvimento que proporcionam, sendo este um fator determinante para o sucesso ou insucesso dos atletas no desporto. 

Tipos de envolvimento parental

  • Baixo envolvimento: falta de interesse ao nível financeiro, emocional e funcional, bem como pelo progresso desportivo do filho. 
  • Envolvimento moderado: comportamento firme, mas flexível, permitindo aos filhos tomarem decisões; estes pais estão presentes nos momentos importantes e dão apoio, estimulando a motivação dos filhos. 
  • Envolvimento excessivo: sobreposição entre as necessidades e expectativas pessoais dos pais e a atividade desportiva dos filhos (ex: presença assídua nos treinos, tendência a estabelecer objetivos irreais e, consequentemente, pressão para que estes sejam alcançados) com impacto negativo na motivação. 

Um papel positivo das figuras parentais pode ser promotor de efeitos benéficos no modo como os atletas praticam desporto como, por exemplo:

  • Maior perceção de competência;
  • Maior prazer;
  • Maior motivação;
  • Maior autonomia;
  • Maior entusiasmo.

Estes comportamentos têm uma maior probabilidade de ocorrer quando os pais utilizam comportamentos de apoio e elogio.

Por outro lado, um papel negativo dos pais pode ser promotor de efeitos prejudiciais como:

  • Aumento da ansiedade;
  • Aumento da tensão face ao desporto;
  • Descontentamento;
  • Menor diversão no desporto. 

Estes comportamentos tendem a acontecer quando os pais utilizam comportamentos de pressão e crítica face ao modo como os filhos atuam durante as competições.

Assim, é importante perceber que os pais são fundamentais no desenvolvimento do atleta, contudo, devem ser apoiados pelos profissionais envolvidos (treinadores, psicólogos) para que possam adotar um envolvimento saudável e positivo compreender os potenciais riscos de um envolvimento negativo.


Leituras adicionais

  • Bonavolontà, V., et al. (2021). The role of parental involvement in youth sport experience: Perceived and desired behavior by male soccer players. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(16), 8698. https://doi.org/10.3390/ijerph18168698 
  • Côté, J. (1999). The influence of the family in the development of talent in sport. The sport psychologist13(4), 395-417. https://doi.org/10.1123/tsp.13.4.395
  • Côté, J., & Hay, J. (2002). Family influences on youth sport performance and participation. In J. M. Silva & D. E. Stevens (Eds.), Psychological foundations of sport (pp.503-519). Allyn and Bacon. https://www.researchgate.net/publication/37627079
  • Coutinho, P., et al. (2021). The influence of parents, coaches, and peers in the long-term development of highly skilled and less skilled volleyball players. Frontiers in Psychology, 12, 667542. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.667542
  • Gomes, A. R. (2010). Influência parental no desporto: A percepção de pais e jovens atletas portugueses. Estudos De Psicologia (Campinas)27(4), 490–503. https://doi.org/10.1590/s0103-166×2010000400007
  • Gould, D., & Carson, S. (2008). Life skills development through sport: Current status and future directions. International review of sport and exercise psychology1(1), 58-78.
  • Hellstedt, J. C. (1987). The coach/parent/athlete relationship. The Sport Psychologist1(2), 151-160. https://doi.org/10.1123/tsp.1.2.151
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  • Knight, C. J., et al. (2016). Influences on parental involvement in youth sport. Sport, Exercise, and Performance Psychology, 5(2), 161–178. https://doi.org/10.1037/spy0000053
  • Sagar, S. S., & Lavallee, D. (2010). The developmental origins of fear of failure in adolescent athletes: Examining parental practices. Psychology of Sport and Exercise11(3), 177-187. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2010.01.004

Autoria
Catarina Branco

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