Uma filosofia clara e explícita por parte dos treinadores tem sido associada ao sucesso desportivo, pois apresenta uma mensagem positiva e consistente aos atletas. Contudo, como formular e aplicar essa filosofia, por parte dos treinadores, de forma a serem eficazes na sua implementação, constitui uma dificuldade. Isto porque construir de forma coerente uma linha de raciocínio entre o que os treinadores pensam acerca do processo do treino e a forma como o pretendem operacionalizar quando lideram os seus atletas não é assim tão evidente quanto à primeira vista aparenta.

Antes de mais, o que entendemos por filosofia do treinador?

A filosofia do treinador, em termos generalizados, pode ser definida como uma teoria ou atitude realizada por uma pessoa ou organização que atua como um princípio orientador para o comportamento. A filosofia do treinador consiste nos princípios que o guiam no desenvolvimento dos atletas e das equipas.

Neste sentido, aceita-se que a filosofia do treinador serve para guiar os seus princípios de atuação, sendo definida pelas crenças e valores que orientam a sua prática. Assim, em termos objetivos, constitui a forma como o treinador “vê” o treino desportivo. A filosofia do treinador permite sustentar a sua liderança, as preferências por uma determinada forma de ensinar e a maneira como organiza e faz a gestão do ambiente de treino. Por isso, a construção de uma filosofia do treinador emerge de um conjunto de padrões pelos quais o treinador vai influenciar, ensinar e modelar os seus atletas e, idealmente, reflete a sua própria filosofia de vida.

Depois de formular a sua filosofia de treino, o treinador deverá ser coerente e consistente na sua aplicação, assumindo os comportamentos adequados perante os atletas. Por último, é fundamental monitorizar todo o processo desportivo, no sentido de avaliar se existe uma coerência entre a formulação da filosofia e a sua aplicação, estabelecendo critérios objetivos sobre a concretização da filosofia de liderança e sobre a prática de liderança.

Em conclusão, uma boa relação entre a filosofia de liderança, a prática de liderança e os critérios de liderança é uma ótima forma de maximizar a eficácia dos treinadores! É isto que ensinamos e aplicamos no nosso programa de treino Pro●Líder! Esteja atento às próximas atividades aqui e nas nossas redes sociais ou contacte-nos.

Se o tema da liderança lhe interessa, consulte as nossas publicações!


Autoria
Rui Resende

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *