Os estilos de liderança já foram referidos em artigos anteriores (por exemplo, gestão passiva, estilos transacionais, liderança nas empresas e liderança na saúde). Neste artigo explicamos o modo como os estilos e comportamentos de liderança podem potenciar a eficácia da liderança e, em última instância, melhorar o rendimento das equipas.

Comportamentos para uma Liderança Eficaz

1. Visão

A visão prende-se com a capacidade do líder estabelecer um futuro positivo e desafiador, importante e significativo para a equipa. Como potenciar o impacto da visão no sentido coletivo da equipa? A visão deve ser:

  • Positiva
  • Específica
  • Demonstrar a vocação pessoal do líder
  • Eticamente aceitável

2. Inspiração

A inspiração tem como objetivo estimular o desejo de sucesso e esforço na equipa. Como potenciar o impacto da inspiração no funcionamento da equipa? Através do exemplo pessoal, o líder pode assumir comportamentos de entusiasmo, de modo a inspirar o máximo esforço nos membros da equipa.

3. Instrução

A instrução procura corrigir ou potenciar as competências dos membros da equipa. Como potenciar o impacto da instrução na disponibilidade para a progressão e melhoria do desempenho técnico da equipa? Através da sequência positiva destes comportamentos: o líder reconhece os esforços dos membros da equipa, depois explica o que é pretendido e, por fim, incentiva os novos esforços a realizar pelos membros da equipa.

4. Individualização

A individualização procura ter em conta as necessidades de cada membro da equipa, adequando, por exemplo a instrução, a essas particularidades. Como potenciar o impacto da individualização no sentimento de valor individual de cada membro da equipa? Através da estimulação de potencialidades de cala elemento da equipa,o líder deve respeitar os sentimentos dos membros da equipa e ter em consideração as suas necessidades e expectativas individuais.

5. Apoio

O apoio tem como objetivo estimular as relações interpessoais positivas e genuínas entre líder e membros da equipa. Como potenciar o impacto do apoio no sentimento de confiança pessoal dos elementos da equipa? Através da abertura pessoal, o líder deve manter uma política de “porta aberta” e disponibilidade para tratar assuntos pessoais, fortalecendo os laços de confiança entre todos.

Estes são apenas alguns exemplos de comportamentos que o líder deve assumir de forma a potenciar a eficácia da sua liderança. O que é fundamental é utilizar estes comportamentos de liderança de forma adequada, em função da situação em que o líder se encontra e em função das pessoas que colaboram consigo!

Na Parte 2 deste artigo vamos olhar para os restantes comportamentos promotores de estilos de liderança eficazes e como potenciar a sua utilização.


Autoria
Liliana Fontes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *