O tema da leadership tem sido amplamente explorado. O Modelo da Eficácia da Liderança (Gomes, 2021) sugere três dimensões essenciais para a eficácia dos líderes: a filosofia (crenças sobre a liderança), a prática (plano de ação para implementar a filosofia) e os indicadores de liderança (critérios para avaliar e monitorizar a implementação da filosofia e da prática). Aplicando o modelo ao contexto desportivo, será que atletas e treinadores coincidem nas suas perceções sobre filosofia, prática e indicadores de liderança? 

Muito recentemente, a equipa de investigação ARDH realizou um estudo com 157 atletas federados de voleibol e os seus respetivos treinadores (cf. Alves et al., 2021). Os resultados do estudo mostram que os atletas e os seus treinadores são unânimes a concluir que os treinadores precisam de tornar as suas ideias (filosofia de liderança) mais claras para os atletas. Concordam também que é necessário que os treinadores reforcem os comportamentos que visam pôr essa liderança em prática (prática da liderança), bem como serem mais explícitos na forma como medem o sucesso desta implementação (indicadores de liderança).

O facto desta necessidade ser comum a ambos os agentes desportivos tem implicações práticas importantes para aquilo que é a vivência diária de treinadores e atletas. Treinadores mais capazes de comunicar claramente as ideias que consideram mais importantes aos seus atletas, capazes de delinear planos concretos de implementação dessas ideias e de os avaliar, são treinadores que maximizam amplamente a possibilidade da sua liderança ser aceites pelos atletas. Por outro lado, estes resultados também reforçam a premissa de que “é mais fácil falar do que fazer”, isto é, a ideia de que os treinadores têm maior facilidade em falar sobre as suas ideias (filosofia), do que efetivamente as colocar em prática e as avaliar. E todos os envolvidos no processo parecem concordar.


Artigos a explorar

Gomes, A. R. (2021). Liderar com eficácia: Um guia prático [Leading effectively: A practical guide]. Edição de autor. https://www.kobo.com/pt/pt/ebook/liderar-com-eficacia-um-guia-pratico

Alves, J., Morais, C.,Gomes, A. R., & Simães, C. (2021). Liderança no voleibol: Relação entre filosofia, prática e indicadores de liderança. Coleção Pesquisa em Educação Física20(1), 153-161. ISSN: 1981-4313. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/70516


Gostaram deste artigo? Gostariam de saber mais sobre a utilização destes comportamentos e como potenciar a eficácia da liderança? Não perca o nosso ciclo de Workshops Pro●Lider. Inscrições here!


Autoria
Catarina Morais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *