Muito veiculada pelo senso comum, há uma crença de que os líderes já nascem líderes, implicando assim que quem não nasceu líder nada pode fazer para melhorar a sua liderança. A Escola Competências de Vida procura combater esta crença! Na verdade, a liderança depende, em parte, das características pessoais do líder (que também podem ser trabalhadas!). Mas, para entender o exercício da liderança e a eficácia do líder é importante considerar mais algumas características.
A eficácia do líder é condicionada por vários fatores, uns mais controláveis (e por isso mais passíveis de serem treinados) do que outros. Estes aspetos são designados no Modelo da Eficácia da Liderança (Gomes, 2018) como “fatores antecedentes da liderança” e podem condicionar a eficácia dos líderes. E quais são estes fatores antecedentes? São três:
- as características situacionais (e.g., expectativas, valores e nível de exigência da organização em que o líder está inserido). Falamos aqui, por exemplo, da diferença entre um treinador cujo clube tem como objetivo ser campeão nacional e outro treinador cujo clube tem como objetivo evitar a descida de divisão. Esta situação vai sem dúvida influenciar a eficácia do líder.
- as características pessoais do líder (e.g., as crenças, os valores, os objetivos, os recursos e a motivação do líder). Estas características intrínsecas prendem-se, por exemplo, com a diferença entre um professor que tenha uma pós-graduação em liderança e um professor que não a tenha – os recursos que cada um possui são intrinsecamente diferentes, condicionando a sua liderança.
- as características dos membros da equipa (e.g., características biológicas, psicológicas, crenças, valores, objetivos e nível de experiência profissional). Fundamental não esquecer a equipa! O líder só existe na presença de uma equipa, cujas características influenciam a liderança: o mesmo líder frente a uma equipa sem experiência num determinado equipamento terá uma liderança diferente do que frente a uma equipa com membros maioritariamente experientes.
Para além destes fatores, o Modelo da Eficácia da Liderança considera outras variáveis que podem condicionar ou promover a eficácia da liderança. Ao explicar os mecanismos que influenciam a liderança, este modelo procura avançar com sugestões práticas que levem a uma maior eficácia da liderança.
É com base neste modelo que surge a Academia de Verão Pro●Líder 2020! Com o objetivo de dotar os participantes de ferramentas específicas ao seu próprio contexto, este programa visa explicar a liderança e o que contribui para a sua eficácia, criando condições para que os participantes possam criar o seu plano de ação para aumentarem a eficácia da sua liderança nos seus contextos como líderes. Veja este vídeo para ficar a conhecer a experiência de um dos nossos participantes numa edição anterior da Academia Pro●Líder e clique aqui para ver eventos realizados também na área da liderança!
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